Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFHC / UFPA)

 

Grupo de Pesquisa Psicanálise, Conflito e Cultura

Coordenado pelo Prof. Dr. Mauricio Rodrigues de Souza, desenvolve estudos e pesquisas teóricas em psicanálise, com ênfase em Freud, antropologia e teoria crítica. Articula estudos na interface entre psicanálise, filosofia e ciências sociais.

Contato: (91) 3201-7000

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Clínica do Sujeito: sintoma, corpo e instituição

Coordenado pela Profa. Dra. Roseane Freitas Nicolau, funciona na UFPA, na Clínica-Escola de Psicologia, articulando estudos em instituições de saúde, sociais e jurídicas, tais como CAPS, CRAS, CIAM, etc. O Laboratório dirige o foco de suas pesquisas a três aspectos importantes: o sintoma, o corpo e os laços sociais, abordados pela dimensão clínica institucional. Congrega vários projetos que partem da especificidade do saber e da práxis psicanalítica e reconhecem a importância dos efeitos da ética do sujeito nas instituições sociais, apostando no tripé definidor da psicanálise: os conceitos fundamentais, a clínica e a investigação, envolvendo questões contemporâneas que contemplam as mais variadas áreas. Assim, desenvolve estudos e pesquisas acerca das práticas e discursos que se exercem sobre o sujeito na contemporaneidade, visando uma intervenção que ultrapasse o caráter instrumental das práticas institucionais. Reúne-se com frequência para aprofundar estudos freudo-lacanianos sobre a subjetividade. Abriga bolsistas, orientandos de mestrado e de IC/PIBIC, estágios, orientação de trabalhos de conclusão de curso em psicologia, defesas, organização de seminários, bancas e grupo de estudos. Tem financiamento de editais CNPq e atua em parceria com o Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental. Também credenciado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, congrega profissionais da clínica e da saúde mental. Publica em coautoria capítulos e artigos, participa de congressos. Participa de um PROCAD, em andamento, junto à UFRJ e UFS. Participa também de associações de psicanálise e da ANPEPP, tendo iniciado intercâmbio com pesquisadores da França.

Contato: (91) 3201-7782

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório de Ensino e Pesquisa

Com disponibilidade de cinco computadores e uma impressora, destinados aos mestrandos e doutorandos, todos com acesso a internet via sistema wireless, e disponibilidade de material de consumo para impressão.

 

Laboratório de Informática

Dispõe também de 20 microcomputadores acessíveis aos alunos de graduação e pós-graduação. Destacamos que este Laboratório presta serviços inestimáveis de manutenção aos computadores do Programa.

 

Laboratório Desenvolvimento e Saúde

Coordenado pelo Prof. Dr. Janari da Silva Pedroso, desenvolve estudos na Amazônia, na linha de pesquisa "Psicologia Sociedade e Saúde", nas áreas das Ciências Humanas e da Saúde. O grupo agrega pesquisadores da Amazônia interessados em estudar o desenvolvimento humano nos aspectos biopsicossociais, os processos psicopatológicos, avaliação psicológica dos transtornos do desenvolvimento e da personalidade com os diferentes métodos de avaliação psicodiagnóstica (testes psicológicos, entrevistas, observações e escalas de desenvolvimento e inteligência), as intervenções psicoterápicas e temas que abordem a saúde mental. O caráter interdisciplinar amplia as discussões teóricas psicodinâmicas e sistêmicas que sustentam os estudos e as pesquisas. As ações dirigem-se para a integração da pós-graduação com a graduação, produção e divulgação do conhecimento e intervenção, com divulgação dos resultados das pesquisas para a comunidade acadêmica. Também para o ensino, com a formação de profissionais nas áreas da psicologia e da saúde. Orienta Trabalhos de Conclusão de Cursos, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado (em regime de co-orientação). Realiza intercâmbio com a UFRGS e ANPEPP e outros grupos de pesquisa, como o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, o qual realiza pesquisas sobre desenvolvimento humano em contexto amazônico urbano e rural, bem como com o Grupo Pesquisa e Ações em Psiquiatria e Psicologia da Saúde (PAPPS), que desenvolve suas atividades orientadas à promoção e intervenção em saúde na área de Psiquiatria, Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.

Contato: (91) 3120-3370

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Estudos da Infância, Práticas Sociais e Redes

Coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Freire Piani, realiza pesquisas e reflexão sobre os temas da infância, práticas sociais, redes e suas relações de determinação social. Ancorado principalmente na psicologia social e na saúde coletiva como campos de saber, os participantes do Laboratório são oriundos de diversas áreas profissionais. O Laboratório tem um grupo de pesquisa credenciado no CNPq denominado Integralidade na Saúde - Saberes, Práticas e Atores Sociais. O foco está nas práticas institucionalizadas pelo sistema e nas práticas dos indivíduos e populações na produção de saúde. O Laboratório coordena no momento duas pesquisas: Serviços de Saúde da Criança nas Cidades de Belém e Paris: estudo da oferta quanto a aspectos de concepção, organização e avaliação dos serviços, financiado pela FAPESPA, e Serviços de Saúde da Criança nos Municípios do Arquipélago do Marajó: estudo da oferta quanto a aspectos de acessibilidade e integralidade na organização, aprovado na UFPA e com bolsa PIBIC. Colabora na pesquisa Relações de Gênero, Feminismos, Sexualidade, Raça, Vulnerabilidade: feminização da epidemia do HIV-AIDS, coordenada pela Profa. Ana Cleide Guedes Moreira e aprovada no CNPq. Realiza seminários conjuntos com o Laboratório Transversalizando, coordenado pela Profa. Flávia Cristina Silveira Lemos. O Laboratório ministra duas disciplinas optativas no Programa: Infância e Sociedade e A noção de rede e seus usos na contemporaneidade. Conta atualmente com 2 bolsistas de Iniciação Científica e um bolsista de Extensão. O coordenador inicia parceria com a Fundação Carlos Chagas – SP na área da infância por meio de projeto de pós-doutoramento.

Contato: (91) 3201-6858

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Estudos do Luto e da Saúde (LAELS)

Coordenado pela Profa. Dra. Airle Miranda, o qual se reúne com assiduidade e em parceria com o Hospital de Clínicas Gaspar Viana, articuladamente ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com a realização de um trabalho consolidado de extensão, orientação de iniciação científica, organização de seminários, encontros de grupo de estudos, realização de defesas de mestrado e bancas, elaboração de pesquisas financiadas de campo pelo CNPq, com conquistas de bolsas recorrentemente da PROEX, edital PIBEX e de PIBIC. Elabora textos em conjunto e promove formação continuada em saúde mental e coletiva, abriga bolsistas, profissionais de áreas afins e que atuam em políticas de saúde em hospitais na esfera do acolhimento em situações de perdas e de vivência do luto no campo da abordagem psicodinâmica e humanista. Detém intercâmbios com outras instituições, em especial a UNICAMP, e é credenciado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Contato: (91) 3201-7448

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas

Coordenado pela Profa. Dra. Adelma Pimentel, orienta IC/PIBIC e mestrado em psicologia, realiza defesas, bancas, seminários, participa de congressos, escreve em coautoria e publica e organiza livros. Participa de gestão, comissões e editoração da Revista do NUFEN, indexada com Qualis B2. Tem intercâmbios nacionais e internacionais com Portugal e a Austrália. Editora livros e tem financiamentos de editais do CNPq e FAPESPA, tendo participado do PROCAD com a PUC-RJ (encerrado). Realiza intercâmbios com as ciências sociais sobre a temática de relações de gênero e violência e detém parcerias com profissionais e instituições de justiça e educação no campo da psicologia da gestalt, da fenomenologia e do humanismo, em direitos humanos e das mulheres e na esfera de direitos reprodutivos e sexualidades. Participa do staff da editora Summus.

Contato: (91) 3201-7782

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Psicanálise e Filosofia

Coordenado pelo Prof. Dr. Ernani Chaves, orienta IC/PIBIC, capta recursos de agências de pesquisa, como CNPQ e CAPES, coordena localmente um PROCAD com a UFRJ e com a UFS, publica e realiza seminários, estudos, pesquisas e orientação de IC, trabalhos de conclusão de curso, Mestrado e Doutorado. Detém intercâmbios internacionais com a França e com Alemanha, articulando ainda intercâmbios nacionais com a ANPOF e com associações de psicanálise e filosofia. Realiza pesquisas teóricas sobre Nietzsche, Foucault, Benjamin, Lacan e Freud. Estuda as temáticas da cultura, da subjetividade, da saúde mental e da arte. Desenvolve bancas, defesas, seminários, participação em congressos, realiza pareceres, participa de comissões e de gestão.

Contato: (91) 3201-7782

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Psicanálise e Psicopatologia Fundamental

Coordenado pela Profa. Dra. Ana Cleide Guedes Moreira (UFPA/PPGP) e pelo Prof. Dr. Breno Ferreira Pena (UFPA/PPGP), se reúne regularmente e atua em parceria com estágios, supervisões, elaboração de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, defesa de dissertações, projetos de pesquisa, palestras e seminários, organização de congressos e residência multiprofissional em saúde. O Laboratório atua em ensino, pesquisa e extensão no Hospital Universitário João Barros Barreto/UFPA há quase duas décadas na área de doenças infectocontagiosas e AIDS. Seus pesquisadores participam em bancas em outras instituições de pós-graduação latu sensu da área em Belém a partir, inclusive, da iniciativa e da direção de egressos do PPGP. Há alguns anos obtém financiamento regular de agências de fomento, tendo concorrido em vários editais de pesquisa na área e no campo de relações de gênero. Realizou um PROCAD com a PUC-RJ, já concluído, que resultou em muitas contribuições para este Laboratório e também na elevação da produção bibliográfica deste PPGP. Elabora textos para publicação e conta com muitos intercâmbios nacionais e internacionais. Abriga bolsistas e profissionais que atuam na área de infectologia, direitos humanos em saúde, psicopatologia fundamental e psicanálise. Credenciado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ desde 2002, participa de associações de psicanálise e do GT Psicopatologia e Psicanálise na ANPEPP, mantendo intercâmbio com PUC-Rio, PUC-MG e Universidade de Paris 7, França.

Contato: (91) 3201-7782/ (91) 4009-9524

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Trabalho e Saúde na Amazônia: subjetividade, instituições e políticas.

 

Coordenado pelo Prof. Paulo de Tarso Oliveira o grupo tem atuado no fomento à formação de graduação e pós-graduação, especialmente, na Faculdade de Psicologia, Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA e da Saúde Coletiva da UFRGS. O conjunto de investigações realizadas pelo Grupo tem o compromisso com a interdisciplinariedade e com o desenvolvimento de modalidades, abordagens e métodos aplicados a realidade de saúde da Amazônia Brasileira. As linhas de pesquisa que o compõem envolvem a subjetividade, as instituições e a múltipla determinação dos processos de trabalho e políticas de saúde. As reflexões e a produção acadêmica tem como escopo problematizar as questões e implicações da construção do Sistema Único de Saúde Brasileiro, enfatizando a diversidade local. A produção atual do grupo compreende: publicação de relatórios de pesquisa, organização e capítulos de livro, artigos científicos e produção de apoio a ações de institucionalização do cuidado e trabalho em saúde e da defesa do SUS. Mantém intercâmbio consolidado com o grupo do LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE SITUAÇÕES ENDÊMICAS REGIONAIS (LASER) é uma unidade de pesquisa, ensino e assessoria, criado em 1999 e vinculado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de institucionalizar, disseminar e atualizar a avaliação e o monitoramento de programas de controle de processos endêmicos e, com o grupo História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz em Manaus.

Contato: (91) 3183-2121/ (051) 3308-5271

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Transversalizando

Grupo de estudos, pesquisa e extensão coordenado pela Profa. Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos. Abriga bolsistas de IC/PIBIC, Extensão/PIBEX, de Mestrado em Psicologia e de Doutorado em Educação. Tem financiamento de editais de pesquisa, parceria com outros grupos de pesquisa em Foucault, Deleuze e Castel. Realiza trabalhos na temática de direitos humanos, em especial, no campo da infância e família, na esfera da justiça, educação, análise institucional e psicologia social. Realiza estudos documentais e de pesquisa-intervenção, organiza seminários, bancas, defesas e encontros semanais de estudo. Tem intercâmbios internos na UFPA com os cursos de Educação e Direito. Desenvolve trabalhos de conclusão de curso, tem articulação com Conselhos de Psicologia e com diversos Conselhos de direitos e movimentos sociais. Publica textos em conjunto com os orientandos. O grupo está credenciado no diretório CNPQ, participa do PROCAD em andamento com a UFRJ e com a UFS, participando também da ANPEPP e da ABRAPSO. Articula a presença de profissionais de várias áreas, em humanas e sociais, que atuam em defesa, promoção e garantia de direitos. Possui atualmente intercâmbios iniciados com a França, Itália e países da América Latina, além de participar do fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade.

Contato: (91) 3201-7782 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.