ESTRUTURA CURRICULAR, DISCIPLINAS E EMENTAS.
Proposta Curricular
Considerando que o Programa oferece dois cursos: Mestrado e Doutorado, temos duas estruturas curriculares, que compreendem um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas conforme a linha de pesquisa a qual o discente está vinculado. No Doutorado, há incentivo à realização de intercâmbios internacionais via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e a possibilidade do aproveitamento de créditos oriundos do Mestrado. As atividades acadêmicas são estabelecidas em dois sistemas: a) intensivo, em que a carga horária é ofertada de modo blocado durante uma semana; b) semestral, em que a carga horária é distribuída ao longo do período ofertado. As disciplinas têm o máximo de 60 horas, totalizando quatro créditos. Contudo, os componentes curriculares adotam cargas horárias que podem variar entre um e quatro créditos, de 15 horas cada. O currículo abrange atividades teóricas, práticas, laboratoriais; estágio em docência; trabalho de campo; participação em grupo de pesquisa e incentivo ao intercâmbio nacional e internacional em diferentes modalidades de participação. A matrícula é semestral como pré-requisito regimental para manter o discente vinculado ao Programa, evitando seu desligamento.
A duração máxima do curso de mestrado de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data da primeira matrícula. É possível o colegiado conceder prazo complementar máximo de 06 (seis) meses, devendo o candidato obrigatoriamente encaminhar justificativa formal, com o aval do orientador, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do fim do período. A integralização é obtida quando o aluno cursa: a) 10 CR em disciplinas obrigatórias; 2 CR em Estágio em Docência; 6 CR em Desenvolvimento de Dissertação; b) 12 CR em disciplinas optativas conforme as linhas de pesquisa.
No Doutorado, a duração máxima do curso é de 48 (quarenta e oito) meses, contados da data da primeira matrícula. Caso seja necessário prazo complementar, a prorrogação será de no máximo 06 (seis) meses, devendo o candidato, obrigatoriamente, encaminhar justificativa formal ao Colegiado, com o aval do orientador, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do fim do período, sendo avaliada a pertinência do pedido pelo Colegiado.
Os alunos poderão creditar 04 disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação da UFPA ou de outra Instituição do Sistema Nacional de Pós-Graduação, obedecidas as equivalências, desde que tenham sido realizadas nos últimos 3 (três) anos e o aluno requerente tenha obtido rendimento acadêmico igual ou superior a 70 % (setenta por cento), o que corresponde ao conceito “bom”.
Também o colegiado do Programa poderá conceder créditos curriculares, que serão incluídos na integralização do currículo, em publicação de artigos em revista avaliada pelo Qualis CAPES relacionados à temática ou área de conhecimento na qual a dissertação ou a tese está sendo desenvolvida, desde que o artigo tenha sido submetido para publicação após o ingresso do discente no Programa. Cada artigo publicado corresponde a 04 (quatro) créditos, sendo concedidos no máximo 08 (oito) créditos durante o curso.
O estudante tem a supervisão de um orientador, observando-se a disponibilidade dos professores habilitados, devendo a lista de orientadores ser aprovada pelo colegiado antes de cada processo seletivo. É importante destacar que, ao ingressar no Programa, o discente começa o processo de orientação com um dos docentes da linha de pesquisa indicada no processo seletivo, mediante a matrícula nas atividades obrigatórias e optativas, bem como no Seminário de Orientação de Dissertação e Tese, que consiste em acompanhar o aluno em seu percurso teórico e de pesquisa, orientando o desenvolvimento do trabalho para Exame de Qualificação, escrita e defesa da dissertação e tese. O exame de qualificação para os discentes do mestrado deverá ocorrer, preferencialmente, em até um ano após o ingresso do discente. O exame de qualificação para o doutorado deverá acontecer, preferencialmente, em até dois anos após o ingresso do discente.
A orientação do aluno inclui supervisão do discente ao longo do curso; acompanhar o desenvolvimento de disciplinas e atividades; orientar a elaboração do projeto de dissertação. Além disso, cabe ao orientador promover a integração do aluno em seus projetos e grupos de pesquisa, de modo a oferecer oportunidade de participar de experiências de pesquisa ao longo de toda a Pós-Graduação.
Observa-se a vinculação entre mestrado e doutorado por meio da aprovação de egressos do mestrado no doutorado, o que permite a formação de novos quadros de doutores em tempo menor, porém com alta qualidade acadêmico-científica, pois regimentalmente o Colegiado do Programa pode aproveitar créditos obtidos em disciplinas de cursos de Mestrado da UFPA ou de outra Instituição integrante do Sistema Nacional de Pós-Graduação, obedecidas as equivalências, sem limite numérico, mantendo-se idêntico enquadramento dentro da estrutura curricular, desde que tenham sido realizadas nos últimos 3 (três) anos, e o aluno requerente tenha obtido rendimento acadêmico igual ou superior a 70 % (setenta por cento), o que corresponde ao conceito “bom”. O requisito regimental busca compatibilizar as ofertas do Programa às tendências de singularização dos percursos acadêmicos para a pós-graduação no Brasil e no cenário internacional.
Durante o período em que são realizadas as atividades acadêmico-científicas, docentes e discentes, em um diálogo próprio do ambiente universitário, tem a oportunidade de conviver com as diferentes concepções teóricas e pluralidade dos procedimentos investigativos, o que possibilita maior apreensão sobre a formulação e aprimoramento dos seus problemas de pesquisa possibilitando a escolha mais pertinente sobre que aportes teóricos são mais adequados a sua investigação, de acordo com o recorte e objetivos formulados.
A quantidade limite de orientandos por docente-orientador seguem os parâmetros da CAPES: de até 08 estudantes de mestrado e doutorado por orientador permanente. São permitidos o aumento da cota em casos excepcionais que são analisados e aprovados pelo colegiado.
DISCIPLINAS E EMENTAS
DOUTORADO
1. Disciplinas obrigatórias (32 créditos)
PPGPSI0001 - METODOLOGIA DA PESQUISA (4 créditos, 60h)
Ementa: Analisa o percurso metodológico da pesquisa. Aborda a intrínseca relação entre o quadro de referências conceituais, a construção do problema, o design operativo, os medos de análise e de divulgação do conhecimento construído. Apresentam e discutem métodos de pesquisa vinculados as principais abordagens da psicologia.
PPGPSI0002 - SEMINÁRIO AVANÇADO I (4 créditos, 60h)
Linha de Pesquisa: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: A disciplina apresenta a estrutura e a dinâmica do pensamento fenomenológico de Husserl e Heidegger, e o hermenêutico de Paul Ricoeur, em particular das obras O Si mesmo como Um outro e O percurso do Reconhecimento, em que, a partir das noções de subjetividade, de alteridade, reconhecimento e denegação/desrespeito será trabalhada a articulação com o pensamento fenomenológico gestáltico na pratica clinica, e com a interface saúde, arte e tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de desenvolver o potencial heurístico da Psicologia Clínica em seu vértice social. A finalidade da disciplina é tornar familiar ao estudante às distintas correntes de pensamento e os debates que conformaram e conformam as comunidades científicas das quais ele se tornará parte.
Linha de Pesquisa: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: Delimitação do objeto teórico da Psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. A metapsicologia. Freud e o inconsciente. Inconsciente e recalque. A primeira e a segunda tópica. O inconsciente e a linguagem. A dedução lógica do inconsciente a partir da linguagem. A teoria das pulsões. Pulsão e repetição. O dualismo Freudiano. A pulsão de morte. Repetição e Rememoração. Fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes.
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
Ementa: Epistemologia da ciência moderna e da ciência pós-moderna. Comunidades científicas e práticas sociais. Política científica e processos de subjetivação. Produção de saúde e paradigmas de constituição dos saberes, na atualidade. Sociedade e conhecimento, nos processos de mundialização. Técnicas em pesquisa social e psicologia e saúde. Ética e técnica: paradoxos atuais na produção da verdade, no campo das práticas de saúde e justiça.
PPGPSI0025 - SEMINÁRIO AVANÇADO II (4 créditos, 60h)
Linha de Pesquisa: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: A disciplina apresenta a estrutura e a dinâmica do pensamento fenomenológico de Husserl e Heidegger, e o hermenêutico de Paul Ricoeur, em particular das obras O Si mesmo como Um outro e O percurso do Reconhecimento, em que, a partir das noções de subjetividade, de alteridade, reconhecimento e denegação/desrespeito será trabalhada a articulação com o pensamento fenomenológico gestáltico na pratica clinica, e com a interface saúde, arte e tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de desenvolver o potencial heurístico da Psicologia Clínica em seu vértice social. A finalidade da disciplina é tornar familiar ao estudante às distintas correntes de pensamento e os debates que conformaram e conformam as comunidades científicas das quais ele se tornará parte.
Linha de Pesquisa: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: Delimitação do objeto teórico da Psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. A metapsicologia. Freud e o inconsciente. Inconsciente e recalque. A primeira e a segunda tópica. O inconsciente e a linguagem. A dedução lógica do inconsciente a partir da linguagem. A teoria das pulsões. Pulsão e repetição. O dualismo Freudiano. A pulsão de morte. Repetição e Rememoração. Fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes.
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
Ementa: Epistemologia da ciência moderna e da ciência pós-moderna. Comunidades científicas e práticas sociais. Política científica e processos de subjetivação. Produção de saúde e paradigmas de constituição dos saberes, na atualidade. Sociedade e conhecimento, nos processos de mundialização. Técnicas em pesquisa social e psicologia e saúde. Ética e técnica: paradoxos atuais na produção da verdade, no campo das práticas de saúde e justiça.
PPGPSI0024 - TEORIA EM PSICOLOGIA (4 créditos, 60h)
Linha de Pesquisa: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: A disciplina apresenta a estrutura e a dinâmica do pensamento fenomenológico de Husserl e Heidegger, e o hermenêutico de Paul Ricoeur, em particular das obras O Si mesmo como Um outro e O percurso do Reconhecimento, em que, a partir das noções de subjetividade, de alteridade, reconhecimento e denegação/desrespeito será trabalhada a articulação com o pensamento fenomenológico gestáltico na pratica clinica, e com a interface saúde, arte e tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de desenvolver o potencial heurístico da Psicologia Clínica em seu vértice social. A finalidade da disciplina é tornar familiar ao estudante às distintas correntes de pensamento e os debates que conformaram e conformam as comunidades científicas das quais ele se tornará parte.
Linha de Pesquisa: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: Delimitação do objeto teórico da Psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. A metapsicologia. Freud e o inconsciente. Inconsciente e recalque. A primeira e a segunda tópica. O inconsciente e a linguagem. A dedução lógica do inconsciente a partir da linguagem. A teoria das pulsões. Pulsão e repetição. O dualismo Freudiano. A pulsão de morte. Repetição e Rememoração. Fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes.
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
Ementa: Panorama histórico da Psicologia, sociedade e saúde. Condições sócio históricas da produção do conhecimento e as implicações políticas e econômicas na sociedade contemporânea.
PGPSI0021 - TÓPICOS ESPECIAIS (12 créditos, 180h)
PGPSI0007 - PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DOCÊNCIA (4 créditos)
MESTRADO
1. Disciplinas obrigatórias (22 créditos)
PPGPSI0001 - METODOLOGIA DA PESQUISA (4 créditos, 60h)
Ementa: Analisa o percurso metodológico da pesquisa. Aborda a intrínseca relação entre o quadro de referências conceituais, a construção do problema, o design operativo, os medos de análise e de divulgação do conhecimento construído. Apresentam e discutem métodos de pesquisa vinculados as principais abordagens da psicologia.
PPGPSI0001 - METODOLOGIA DA LINHA DE PESQUISA (4 créditos, 60h)
FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: Fundamentos do método fenomenológico em Husserl. As Conferências de Paris de 1929. A atitude fenomenológica e a produção do conhecimento.
PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA
Ementa: Psicanálise e epistemologia; psicanálise e universidade; as condições da experiência psicanalítica; metodologia da pesquisa em psicanálise: clínica, empírica e teórica; o método psicanalítico e o estudo de caso; pesquisa em psicanálise e campo institucional; a escrita e a ética na pesquisa psicanalítica.
PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
PGPSI0021 - TÓPICOS ESPECIAIS (12 créditos, 180h)
PGPSI0028 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA (2 créditos)
ATIVIDADE E CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES NA GRADUAÇÃO NO QUADRIÊNIO 2017-2020 LINK Aqui!
FERRAMENTAS DIGITAIS PARA PROFESSORES Aqui!