ESTRUTURA CURRICULAR, DISCIPLINAS E EMENTAS.

Proposta Curricular

Considerando que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia oferece dois cursos: Mestrado e Doutorado, temos duas estruturas curriculares, que compreendem um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas distribuídas na linha de pesquisa a qual o discente está vinculado. No Doutorado, há incentivo à realização de intercâmbios internacionais via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e a possibilidade do aproveitamento de créditos oriundos do Mestrado. As atividades acadêmicas são estabelecidas em dois sistemas: a) intensivo, em que a carga horária é ofertada de modo blocado; b) semestral, em que a carga horária é distribuída ao longo do período ofertado. As disciplinas têm o máximo de 60 horas, totalizando quatro créditos. Contudo, os componentes curriculares adotam cargas horárias que podem variar entre um e quatro créditos, de 15 horas para cada crédito. O currículo abrange atividades teóricas, práticas, laboratoriais; estágio em docência; trabalho de campo; participação em grupo de pesquisa e incentivo ao intercâmbio nacional e internacional em diferentes modalidades de participação. A matrícula é semestral como pré-requisito regimental para manter o discente vinculado ao Programa, evitando seu desligamento.

 

Para o Mestrado a duração máxima do curso é de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data da primeira matrícula. É possível o colegiado conceder prazo complementar máximo de 06 (seis) meses, devendo o candidato obrigatoriamente encaminhar justificativa formal, com o aval do orientador, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do fim do período. A integralização é obtida quando o discente cursa 22 créditos: a) 10 Créditos em disciplinas obrigatórias; 2 Créditos em Estágio em Docência; Qualificação de Mestrado; Dissertação de Mestrado; b) 12 Créditos em disciplinas optativas conforme as linhas de pesquisa; Proficiência em uma língua estrangeira (Inglês ou Francês).

 

No Doutorado, a duração máxima do curso é de 48 (quarenta e oito) meses, contados da data da primeira matrícula. Caso seja necessário prazo complementar, a prorrogação será de no máximo 06 (seis) meses, devendo o candidato, obrigatoriamente, encaminhar justificativa formal ao Colegiado, com o aval do orientador, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do fim do período, sendo avaliada a pertinência do pedido pelo Colegiado. A integralização é obtida quando o discente cursa 36 créditos: a) 16 Créditos em disciplinas obrigatórias; 4 Créditos em Prática em Docência Supervisionada; Qualificação de Doutorado; Desenvolvimento de Tese; b) 16 Créditos em disciplinas optativas conforme as linhas de pesquisa; Proficiência em duas línguas estrangeiras (Inglês e Francês). O discente de Doutorado poderá obter até 12 (doze) créditos de disciplinas realizadas no Mestrado (PPGP/UFPA), descontando-os durante a primeira matrícula.

Os discentes poderão creditar disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação da UFPA ou de outra Instituição do Sistema Nacional de Pós-Graduação, obedecidas às equivalências, desde que tenham sido realizadas nos últimos 3 (três) anos e o aluno requerente tenha obtido rendimento acadêmico igual ou superior a 70 % (setenta por cento), o que corresponde ao conceito “bom”.

 

Também o Colegiado do Programa poderá conceder créditos curriculares, que serão incluídos na integralização do currículo, em publicação de artigos em revista avaliada pelo Qualis CAPES Qualis CAPES com, no mínimo, a nota B1 no caso do Doutorado e B2 no caso do Mestrado, relacionados à temática ou área de conhecimento na qual a dissertação ou a tese está sendo desenvolvida, desde que o artigo tenha sido submetido para publicação após o ingresso do discente no Programa. Cada artigo publicado corresponde a 04 (quatro) créditos, sendo concedidos no máximo 08 (oito) créditos durante o curso.

 

O discente tem a supervisão de um orientador, observando-se a disponibilidade dos professores habilitados, devendo a lista de orientadores ser aprovada pelo colegiado antes de cada processo seletivo. É importante destacar que, ao ingressar no Programa, o discente começa o processo de orientação com um dos docentes da linha de pesquisa indicada no processo seletivo, mediante a matrícula nas atividades obrigatórias e optativas, bem como no Seminário de Orientação de Dissertação e Tese, que consiste em acompanhar o aluno em seu percurso teórico e de pesquisa, orientando o desenvolvimento do trabalho para Exame de Qualificação, escrita e defesa da dissertação e tese. O exame de qualificação para os discentes do mestrado deverá ocorrer, preferencialmente, em até um ano após o ingresso do discente. O exame de qualificação para o doutorado deverá acontecer, preferencialmente, em até dois anos após o ingresso do discente. Os Exames de Qualificação de Mestrado e de Doutorado poderão ser prorrogados por no máximo 03 (três) meses mediante justificativa do aluno e do Orientador e aprovação do Colegiado. No caso do Doutorado, o aluno também deverá apresentar comprovante de submissão de artigo em revista avaliada pelo sistema Qualis/CAPES de A até B2, em coautoria com o Orientador e que haja sido enviado a partir da primeira matrícula do discente no Doutorado.

 

A orientação do aluno inclui supervisão do discente ao longo do curso; acompanhar o desenvolvimento de disciplinas e atividades; orientar a elaboração do projeto de dissertação. Além disso, cabe ao orientador promover a integração do aluno em seus projetos e grupos de pesquisa, de modo a oferecer oportunidade de participar de experiências de pesquisa ao longo de toda a Pós-Graduação.

 

Observa-se a vinculação entre mestrado e doutorado por meio da aprovação de egressos do mestrado no doutorado, o que permite a formação de novos quadros de doutores em tempo menor, porém com alta  qualidade acadêmico-científica, pois regimentalmente o Colegiado do Programa pode aproveitar créditos obtidos em disciplinas de cursos de Mestrado da UFPA ou de outra Instituição integrante do Sistema Nacional de Pós-Graduação, obedecidas às equivalências, sem limite numérico, mantendo-se idêntico enquadramento dentro da estrutura curricular, desde que tenham sido realizadas nos últimos 3 (três) anos, e o aluno requerente tenha obtido rendimento acadêmico igual ou superior a 70 % (setenta por cento), o que corresponde ao conceito “bom”. O requisito regimental busca compatibilizar as ofertas do Programa às tendências de singularização dos percursos acadêmicos para a pós-graduação no Brasil e no cenário internacional.

 

Durante o  período em que são realizadas as atividades acadêmico-científicas, docentes e discentes, em um diálogo próprio do ambiente universitário, tem a oportunidade de conviver com as diferentes concepções teóricas e pluralidade dos procedimentos investigativos, o que possibilita maior apreensão sobre a formulação e aprimoramento dos seus problemas de pesquisa possibilitando a escolha mais pertinente sobre que aportes teóricos são mais adequados a sua investigação, de acordo com o recorte e objetivos formulados.

 

A quantidade limite de orientandos por docente-orientador seguem os parâmetros da CAPES: de até 08 discentes de mestrado e doutorado por orientador permanente. São permitidos o aumento da cota em casos excepcionais que são analisados e aprovados pelo colegiado.

 

 

DISCIPLINAS E EMENTAS

 

DOUTORADO (36 créditos)

 

Disciplinas Obrigatórias (20 créditos mais 4 créditos de Prática Supervisionada de Docência em Psicologia)

 

PPGPSI0001 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA (MESTRADO E DOUTORADO) (4 créditos, 60h). Disciplina geral para todas as linhas.

Ementa: Analisa o percurso metodológico da pesquisa. Aborda a intrínseca relação entre o quadro de referências conceituais, a construção do problema, o design operativo, os modos de análise e de divulgação do conhecimento construído. Apresenta e discute métodos de pesquisa vinculados às principais abordagens da Psicologia na contemporaneidade. Problemas epistemológicos: ciência, pesquisa em humanidades e os lugares da psicologia; hermenêutica e pós-modernismo; subjetividade, pesquisa e alteridade; objeto, problema, tipos de método e pesquisa, fontes bibliográficas, normas de formatação; metodologias específicas em psicologia; discussão de projetos.

 

Nota: As disciplinas obrigatórias “Seminário Avançado em Pesquisa I”, “Seminário Avançado em Pesquisa II” e “Teoria em Psicologia” são divididas em cada linha de pesquisa.

 

PPGPSI0002 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA I - LINHA: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa: A disciplina apresenta a estrutura e a dinâmica do pensamento fenomenológico de Husserl e Heidegger, e o hermenêutico de Paul Ricoeur, em particular das obras O Si mesmo como Um outro e O percurso do Reconhecimento, em que, a partir das noções de subjetividade, de alteridade, reconhecimento e denegação/desrespeito será trabalhada a articulação com o pensamento fenomenológico gestáltico na prática clínica, e com a interface saúde, arte e tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de desenvolver o potencial heurístico da Psicologia Clínica em seu vértice social. A finalidade da disciplina é tornar familiar ao estudante às distintas correntes de pensamento e os debates que conformaram e conformam as comunidades científicas das quais ele se tornará parte.

PPGPSI0002 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA I - LINHA: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa: Delimitação do objeto teórico da Psicanálise. Definição da constituição do campo psicanalítico. A metapsicologia. Freud e o inconsciente. Inconsciente e recalque. A primeira e a segunda tópica. O inconsciente e a linguagem. A dedução lógica do inconsciente a partir da linguagem. A teoria das pulsões. Pulsão e repetição. O dualismo Freudiano. A pulsão de morte. Repetição e Rememoração. Fronteiras entre o campo psicanalítico e o campo de outros saberes.

PPGPSI0002 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA I - LINHA: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE (4 créditos, 60h)

Ementa: Objetiva explorar a epistemologia da ciência moderna e pós-moderna, compreender comunidades científicas e suas práticas sociais, analisar a política científica e seus impactos nos processos de subjetivação, investigar a produção de saúde e paradigmas contemporâneos, e relacionar sociedade e conhecimento nos processos de mundialização. Visa desenvolver técnicas avançadas de pesquisa em psicologia e saúde e debater os paradoxos éticos e técnicos na produção da verdade. A disciplina capacita os discentes a desenvolverem pesquisas inovadoras e socialmente relevantes para a sociedade, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e a melhoria das práticas em saúde e psicologia.

 

PGPSI0025 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA II – LINHA: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa:

PGPSI0025 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA II – LINHA: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa: Psicanálise e universidade. As condições da experiência psicanalítica. Pesquisa empírica e pesquisa teórica. A clínica na pesquisa psicanalítica. Metodologia da pesquisa em psicanálise: clínica, empírica e teórica. O método psicanalítico e o estudo de caso. Pesquisa em psicanálise e campo institucional. A escrita e a ética na pesquisa psicanalítica.

PGPSI0025 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM PESQUISA II – LINHA: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE (4 créditos, 60h)

Ementa: Esta disciplina foca nas técnicas de pesquisa social aplicadas à psicologia e saúde, oferecendo uma análise aprofundada dos paradoxos éticos e técnicos na produção da verdade no campo das práticas de saúde e justiça. Visa reunir os conceitos e habilidades adquiridos ao longo da formação acadêmica e profissional dos discentes, aplicando-os em contextos complexos e interdisciplinares. Desenvolver pesquisas inovadoras que considerem as nuances éticas e técnicas envolvidas na produção do conhecimento científico, contribuindo para a prática responsável e socialmente relevante em saúde e psicologia. Promove a aplicação de metodologias avançadas de pesquisa em cenários diversos, facilitando a integração de teorias e práticas na resolução de problemas contemporâneos complexos.

 

PGPSI0024 - TEORIA EM PSICOLOGIA - LINHA: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa: As psicologias como teorias. As teorias ‘clássicas’ e a fenomenologia; construção e desconstrução do saber especializado; relação entre teoria, técnica e prática na produção do conhecimento.

PGPSI0024 - TEORIA EM PSICOLOGIA - LINHA: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa:

PGPSI0024 - TEORIA EM PSICOLOGIA - LINHA: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE (4 créditos, 60h)

Ementa: Panorama das principais teorias em Psicologia, Sociedade e Saúde. Metodologias e ferramentas de pesquisa em Psicologia, Sociedade e Saúde. Dimensões éticas, estéticas e políticas dos estudos em Psicologia, Sociedade e Saúde. Novas epistemologias, comunidades científicas em conversações com os movimentos sociais e as políticas públicas.

 

PGPSI0021 - TÓPICOS ESPECIAIS (12 créditos, 180h)

Ementa: Os conteúdos modificam conforme a oferta da disciplina optativa pelo docente na linha

 

PGPSI0007 - PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA (4 créditos, 60h)

Ementa: Proporcionará a integração do Doutorado com o ensino de graduação em Psicologia, permitindo ao doutorando desenvolver tópicos específicos em disciplinas do currículo regular, sempre sob a supervisão do professor que ocupar a disciplina na graduação.

 

MESTRADO (22 créditos)

 

Disciplinas Obrigatórias (8 créditos mais 2 créditos em Estágio em Docência)

 

PPGPSI0001 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA (MESTRADO E DOUTORADO) (2 créditos, 30h). Disciplina geral para todas as linhas.

Ementa: Analisa o percurso metodológico da pesquisa. Aborda a intrínseca relação entre o quadro de referências conceituais, a construção do problema, o design operativo, os modos de análise e de divulgação do conhecimento construído. Apresenta e discute métodos de pesquisa vinculados às principais abordagens da Psicologia na contemporaneidade. Problemas epistemológicos: ciência, pesquisa em humanidades e os lugares da psicologia; hermenêutica e pós-modernismo; subjetividade, pesquisa e alteridade; objeto, problema, tipos de método e pesquisa, fontes bibliográficas, normas de formatação; metodologias específicas em psicologia; discussão de projetos.

 

PPGPS0051 - METODOLOGIA DA LINHA DE PESQUISA - FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa: Fundamentos do método fenomenológico em Husserl. As Conferências de Paris de 1929. A atitude fenomenológica e a produção do conhecimento.

PPGPS0051 - METODOLOGIA DA LINHA DE PESQUISA - PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA (4 créditos, 60h)

Ementa:

PPGPS0051 - METODOLOGIA DA LINHA DE PESQUISA: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE (4 créditos, 60h)

Ementa: Esta disciplina examina o percurso metodológico da pesquisa em Psicologia, Sociedade e Saúde, destacando a relação intrínseca entre os referenciais conceituais, a construção do problema de pesquisa, o design operacional, e os métodos de análise. Enfoca as questões epistemológicas relevantes para a pesquisa em ciências humanas, como a relação entre ciência e pesquisa em humanidades, os lugares da psicologia no contexto científico, e as influências da hermenêutica e do pós-modernismo. Discute-se a subjetividade, a alteridade e suas implicações na pesquisa. A disciplina oferece um espaço para a apresentação e discussão de projetos dos discentes, integrando teoria e prática na construção de conhecimentos relevantes para a psicologia aplicada à sociedade e à saúde.

 

PGPSI0021 - TÓPICOS ESPECIAIS (12 créditos, 180h)

Ementa: Os conteúdos modificam conforme a oferta da disciplina optativa pelo docente na linha

 

PGPSI0028 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA (2 créditos, 30h)

 

 

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