Aula-teatro e direitos humanos: tecnologias de si potencializando transformações sociais - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
O presente projeto de extensão, Coordenado pela prof.ª Dra. Maria Lúcia Chaves Lima, organizou essa proposta educativa, cultural e científica que tem como objetivo propiciar transformações no ambiente escolar no que tange a situações de violações de direitos diversos. Para alcançá-lo, pretende-se realizar aulas-teatro em escolas públicas do distrito Dagua em Belém. A aula-teatro é uma tecnologia artística/educativa que abrange elementos de teatro, dança e performance e tange sobre uma temática específica. Compreendendo tecnologia como um conjunto de conhecimentos que se aplicam sobre uma determinada realidade, a "aula" funciona como uma tecnologia que faz uso de elementos performáticos para incita discussões e reflexões. Pretende-se realizar uma aula-teatro por mês, exceto o período de férias escolares, sendo que cada apresentação será em uma escola diferente. As temáticas a serem abordadas são variáveis, mas todas em torno do campo dos direitos humanos, tais como: medicalização de crianças e adolescentes, homofobia, racismo, exclusão de pessoas com deficiência, entre outros temas que perpassam o ambiente escolar. Para montagem das aulas-teatro, faz-se necessário a realização de três momentos combinados: a) estudos de textos acadêmicos sobre a questão a ser trabalhada; b) oficinas de expressão corporal; e c) laboratórios de montagem cênica. Após a realização das aulas-teatros nas escolas será proposta uma roda de conversa sobre as encenações, mobilizando um espaço de troca, sem hierarquias, entre os acadêmicos e a comunidade escolar. O maior objetivo das aulas-teatro é que elas funcionem como uma tecnologia de si que promova reflexão de posicionamentos já fixados, transformações de modos de viver e que assim, as pessoas possam lidar de maneira mais "humana" as temáticas que atravessam os "direitos humano