Área de Concentração: Psicologia
COERÊNCIA E ADEQUAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS, ATIVIDADES E PROJETOS DE PESQUISA
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/IFCH-UFPA) está estruturado em quatro linhas de pesquisa, às quais são caracterizadas da seguinte maneira:
“Fenomenologia: Teoria e Clínica”
As pesquisas em Psicologia clínica são orientadas por meio de uma formação pedagógica, à qual articula uma interface com a filosofia existencial e hermenêutica e as ciências sociais e, o desenvolvimento de uma metodologia específica, orientada pelas obras de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Paul Ricoeur, e Amedeo Giorgi; bem como a produção brasileira e latino-americana acerca dos processos de subjetivação. Os objetivos da linha são: a) realizar pesquisas qualitativas acerca das práticas em psicologia clínica aplicada à saúde individual e coletiva, a partir de seu vértice fenomenológico-existencial e hermenêutico; b) dialogar com a interface espiritualidade e sofrimento humano; c) produção de textos e uso da IA; d) estudos feministas e de gêneros. As metodologias usadas incluem a hermenêutica da linguagem, estudos de casos, revisões guiadas por protocolo de questões: suicídio, morte, saúde mental, psicoterapia gestáltica, efeitos subjetivos das tecnologias de informática e comunicação, religiosidade, corporeidade e arte.
Docentes Permanentes:
Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel
Cezar Luiz Seibt
Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
Kamilly Souza do Vale
Victor Augusto Cavaleiro Corrêa
Docentes Colaboradores:
“Psicanálise: Teoria, Clínica e Cultura”
A linha trabalha com uma formação sustentada nos postulados freudianos, lacanianos, psicopatológicos, culturais e da teoria crítica da sociedade. Seu principal objeto é a constituição do campo psicanalítico na sua relação com conceitos clínicos fundamentais, tais como: inconsciente, pulsão, repetição, sintoma, constituição psíquica, estruturas clínicas, transferência, interpretação, construção, ato psicanalítico, lugar do analista, direção do tratamento e mal-estar na cultura. A linha analisa ainda questões importantes para a práxis psicanalítica, a exemplo daquelas colocadas por ela à cultura, à clínica psicológica, às instituições de saúde, à reformulação do campo da saúde mental e à pesquisa universitária.
Docentes Permanentes:
Breno Ferreira Pena
Ernani Pinheiro Chaves
Hevellyn Ciely Corrêa
Mauricio Rodrigues de Souza
Roseane Freitas Nicolau
Docentes Colaboradores:
“Psicologia e Saúde”
Esta linha se propõe a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão que examinam as interfaces entre psicologia e saúde em múltiplas dimensões. Com foco em práticas psicológicas e processos de subjetivação no campo da saúde coletiva, busca analisar criticamente políticas públicas de saúde e questões como processos de trabalho e desenvolvimento humano. A linha aborda temas de saúde por meio de uma perspectiva que incorpora marcadores étnico-raciais, de classe, gênero, território, idade, capacitistas, proibicionistas e sexistas em uma vertente materialista na produção de saúde no território brasileiro, situando as especificidades regionais da Amazônia quanto fomentando articulações internacionais e com América Latina.
Docentes Permanentes:
Alcindo Antônio Ferla
Edson Júnior Silva da Cruz
Fauston Negreiros
Flávia Cristina Silveira Lemos
Janari da Silva Pedroso
José Alves de Souza Filho
Márcio Mariath Belloc
Karol Veiga Cabral
Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira
Docentes Colaboradores:
Airle Miranda de Souza
“Psicologia Social”
Essa linha realiza estudos sobre a produção de subjetividade a partir de diferentes perspectivas conceituais e metodológicas da Psicologia Social. Agrega trabalhos que se dedicam a analisar os modos de subjetivação na Amazônia contemporânea a partir de uma dimensão interseccional, levando em consideração, sobretudo, os marcadores sociais de raça/etnia, classe, território, idade/geração, gênero e sexualidade. As pesquisas dessa linha buscam articular ações de enfrentamento às desigualdades sociais e de promoção e garantia dos direitos humanos, especialmente nas áreas da educação, assistência social, trabalho, saúde mental, políticas públicas, entre outras.
Docentes Permanentes:
Eric Campos Alvarenga
Hélio Luiz Fonseca Moreira
Jacqueline Isaac Machado Brigagão
Maria Lúcia Chaves Lima
Pedro Paulo Freire Piani
Docentes Colaboradores:
Daniele Vasco Santos
Fernanda Cristine dos Santos Bengio
As atividades acadêmico-científicas desenvolvidas no PPGP/UFPA, além das disciplinas obrigatórias e optativas compreendem participação em eventos nacionais e internacionais; em grupos de pesquisa, organização de simpósios e encontros que possibilitam que docentes e discentes interajam com os diferentes aportes teóricos e metodológicos do campo da Psicologia e das Ciências Humanas e Sociais, o que permite que os pesquisadores aprimorem seus conhecimentos, produzindo reflexões, às quais contribuem de forma mais consistente com a escolha argumentativa que seja agenciadora de uma forma mais sólida com o processo de investigação, de acordo com os objetivos formulados nos diversos projetos de pesquisa realizados em coerência com as linhas de pesquisa.
Os projetos de pesquisa do PPGP/UFPA têm sido espaços de forte produção acadêmica e social com temáticas que situam-se no campo das ciências humanas e sociais, fundamentados de modo plural, em teorias psicológicas e metodologias de orientação psicanalítica, fenomenológica, sócio histórica e em diversos olhares para o campo da saúde mental, educação, das políticas públicas, dos direitos humanos e saúde coletiva, em especial, no que se refere a pesquisas intervenção ou participante no campo da atenção à saúde.
Todos os projetos de pesquisa demonstrando a integração entre as propostas das linhas e as temáticas abordadas no PPGP encontram-se na página http://ppgp.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/docentes/permanentes e no link: http://ppgp.propesp.ufpa.br/index.php/br/pesquisa/projetos/1052-ivan-macedo
As atividades de pesquisa e extensão de docentes permanentes na graduação repercutem na Pós-Graduação, como se pode analisar abaixo pela numerosa inserção de ingressos das Faculdades de Psicologia e de cursos das ciências humanas e da saúde no PPGP e, nos Grupos e Laboratórios do PPGP. Relacionamos uma lista de discentes que desenvolveram atividades de iniciação à pesquisa, em projetos coordenados por docentes deste programa, recebendo bolsas PIBIC e PIBEX das agências de Fomento da UFPA, Estaduais e Nacionais como: CAPES, CNPQ e Ministério da Saúde. Acessar o link: https://drive.google.com/file/d/19vzi3KLdY9d0cphT9PkKJln88SDn-NHQ/view