O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFPA visa formar mestres e doutores capazes de produzir conhecimento científico inovador e relevante relativamente à ética, à responsabilidade social e ao compromisso com o desenvolvimento humano sustentável. O programa está estruturado na área de concentração em Psicologia e possui três linhas de pesquisa: Fenomenologia (teoria e clínica), Psicanálise (teoria e clínica) e Psicologia, Sociedade e Saúde. A articulação entre as linhas de pesquisa, os projetos e a estrutura curricular é constantemente atualizada para garantir coerência e relevância. A infraestrutura — inclusive laboratórios e bibliotecas — apoia a excelência acadêmica e a integração entre docentes e discentes, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento de pesquisadores na Amazônia. O PPGP promove atividades acadêmico-científicas que favorecem a interação entre docentes e discentes, utilizando diferentes teorias e métodos da Psicologia e das Ciências Humanas e Sociais. Essa dinâmica contribui para a formação crítica dos discentes, desenvolve suas competências em docência e pesquisa e integra a graduação com a pós-graduação. Adicionalmente, os pesquisadores aprimoram seus conhecimentos, resultando em produções científicas de alta qualidade, alinhadas aos objetivos do programa e aos diversos projetos de pesquisa em andamento.
Formulação dos Objetivos e Metas do Programa
A formulação dos objetivos e metas do PPGP da UFPA foi desenvolvido em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2016-2025) da UFPA, cuja orientação é a produção de conhecimento na Amazônia para socializar e formar cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável para garantir um bem viver.
Missão
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia tem como missão consolidar-se na Amazônia como um programa de excelência para ampliar e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação e conduzir à obtenção dos graus acadêmicos de Mestre e Doutor. O programa visa formar docentes e pesquisadores dedicados aos processos de subjetivação, que possuam domínio teórico, metodológico e técnico-científico no estudo da Psicologia e que atuem com rigor e ética conforme as linhas de pesquisa estabelecidas. Os profissionais formados deverão ser capazes de pensar e intervir criticamente nas complexas problemáticas da Amazônia e Pan-Amazônia, considerando seus desdobramentos locais, regionais, nacionais e transnacionais.
Objetivos Gerais
1. Formação de Pesquisadores e Docentes de Excelência
Ampliar e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação; capacitar pesquisadores e docentes nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Social, Saúde e Desenvolvimento para o exercício profissional e acadêmico nos níveis de mestrado e doutorado.
2. Desenvolvimento e Difusão do Conhecimento Científico
Promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico; oferecer uma formação de excelência que estimule a transferência de habilidades adquiridas para diversas áreas de atuação profissional e pessoal; e contribuir para a inovação e renovação das práticas psicológicas.
3. Integração e Colaboração Acadêmica
Estimular o desenvolvimento profissional e acadêmico a partir da participação em redes de colaboração científica nacionais e internacionais; oferecer um ambiente acadêmico estimulante e inovador, pautado pela diversidade epistemológica, teórica e metodológica, que oportunize a prática em ensino, pesquisa, extensão, orientação e produção científica.
Objetivos Específicos
1. Desenvolvimento e Consolidação do Programa
a) Executar o planejamento estratégico para garantir o desenvolvimento e a consolidação do programa, alinhado às diretrizes institucionais e às demandas acadêmicas e sociais.
b) Implementação do plano de comunicação interna e externa.
c) Expandir a presença e o reconhecimento do Programa a nível nacional e internacional a partir de eventos e colaborações.
d) Fortalecer a integração do PPGP com outros programas de pós-graduação e instâncias da universidade.
e) Melhorar e atualizar a infraestrutura existente para suporte às atividades acadêmicas e de pesquisa.
f) Implementar uma política contínua de qualificação e capacitação dos professores do Programa, abrangendo todos os níveis de formação.
2. Acadêmico e Processos Pedagógicos
a) Formar mestres e doutores capazes de refletir e intervir criticamente em contexto local, regional, nacional e internacional e que apliquem os saberes da Psicologia às problemáticas complexas da Amazônia e da Pan-Amazônia.
b) Integrar a pós-graduação e a graduação em Psicologia, fortalecendo a continuidade e a coesão do processo formativo.
c) Promover uma integração mais eficaz entre os diferentes níveis de ensino.
d) Fomentar a interação e a colaboração entre os membros da comunidade acadêmica.
e) Maximizar o uso compartilhado de laboratórios e demais infraestruturas de pesquisa.
f) Incentivar a interdisciplinaridade por meio da interação e colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.
g) Implementar novas estratégias, práticas, tecnologias e ambientes de ensino e aprendizagem.
h) Melhorar as atividades formativas dos discentes com base em experiências práticas e aplicadas.
i) Garantir que os discentes possuam um domínio teórico, metodológico e técnico-científico no estudo da Psicologia, e sejam capazes de ensinar, orientar e realizar pesquisas com rigor acadêmico e em consonância com as diretrizes éticas e de direitos humanos.
3. Inovação Científica e Tecnológica
a) Promover a produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico por meio de participação em congressos, publicação de artigos e livros, e difusão de conhecimentos em rádios e mídias sociais.
b) Ampliar as parcerias estratégicas com universidades e instituições de pesquisa e inovação regionais, nacionais e internacionais.
c) Oferecer oportunidades de formação crítica e aprofundada para as regiões da Amazônia brasileira e da Pan-Amazônia.
d) Apoiar e fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias sociais e metodologias de avaliação em psicologia, saúde e educação.
4. Responsabilidade Social e Inclusão
a) Promover o debate sobre a diversidade cultural, racial e de gênero, e criticar os vieses históricos coloniais, econômicos e políticos que influenciam o ensino, a produção científica, a extensão e a inovação na psicologia.
b) Incentivar a integração do PPGP nas comunidades locais e regionais por meio de projetos de extensão voltados para o desenvolvimento social.
c) Promover maior interação com os ex-alunos do PPGP, fortalecendo a rede de egressos (pós-doutorado).
d) Implementar ações para apoiar a assistência, a permanência e a conclusão dos estudos, bem como o acolhimento e a integração dos discentes do PPGP.
e) Consolidar a política de ações afirmativas do PPGP alinhada às diretrizes da universidade.
f) Facilitar a qualificação de políticas públicas e iniciativas de cooperação técnica e científica em diversos setores da sociedade, visando combater as desigualdades sociais e as assimetrias regionais, conforme o artigo 3 da Constituição Federal de 1988.
5. Internacionalização e Redes de Pesquisa
a) Expandir a mobilidade de docentes e discentes em âmbito nacional, regional e internacional e promover missões de curta duração.
b) Estabelecer uma política de atração e integração de professores visitantes, pesquisadores e pós-doutorandos para fortalecer a colaboração acadêmica.
c) Incentivar a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, para promover o intercâmbio de conhecimentos científicos relevantes.
d) Introduzir a Psicologia como práxis para sociedades sustentáveis e o bem-viver.
Formação de Mestres
O(A) mestrando(a) está inserido(a) em um ambiente institucional colaborativo. Participa de projetos de curta duração para possibilitar o atendimento às demandas imediatas da comunidade e integrar propostas conjuntas dos laboratórios e das linhas de pesquisa. Os egressos do mestrado contribuem para o conhecimento aplicado à realidade local e institucional, participando ativamente de programas de extensão e colaborações em projetos de doutorandos.
Formação de Doutores
Os candidatos ao doutorado do PPGP/UFPA buscam um ambiente de excelência que favoreça a internacionalização e a colaboração científica. Em seus 10 anos, o programa fortaleceu a formação dos doutorandos por meio de colaborações com variados grupos de pesquisa e o envolvimento em ensino, pesquisa e gestão de projetos. Os egressos tornam-se pesquisadores independentes e atuam em instituições acadêmicas e nos setores públicos e privados.
Formação de Técnicos-Administrativos para Gestão do Trabalho, Pesquisa e Educação Permanente
A UFPA promove a formação de seus servidores universitários por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT), com a participação do PPGP. Até agora, foram defendidas oito dissertações de mestrado e três teses de doutorado como resultado da qualificação da força de trabalho dos técnicos administrativos. Atualmente, uma doutoranda e dois mestrandos estão em formação. A UFPA também oferece apoio financeiro para a melhoria da infraestrutura dos programas de pós-graduação que participam do PADT.
Pós-Doutorado e Capacitação Docente
O Programa de Pós-Doutorado, implementado em 2014, já recebeu 11 pesquisadores, dos quais nove se diplomaram e dois passaram a ser professores permanentes do PPGP. Em 2017, o programa começou a operar em fluxo contínuo, e aprova candidatos tendo como base os critérios definidos no regimento. Suas principais contribuições incluem: o fortalecimento de redes de pesquisa, o aprimoramento científico, a ampliação de publicações em periódicos de alto impacto (regionais, nacionais e internacionais) e a integração com discentes em oficinas de escrita científica, o que eleva a qualidade das produções acadêmicas.
Desenvolvimento de Competências para Docência e Pesquisa
a) Ensino
Os discentes participam do ensino de graduação por meio das disciplinas obrigatórias “Estágio de Docência” para o mestrado e “Prática Supervisionada de Docência em Psicologia” para o doutorado e assumem parte das aulas das disciplinas de graduação. A disciplina é planejada e desenvolvida em conjunto com o orientador ou o professor responsável, acompanhada pela Faculdade de Psicologia e segue as diretrizes do Projeto Político Pedagógico, garantindo a atualização de conteúdos, bibliografias e métodos de ensino. Esta prática supervisionada permite que os pós-graduandos desenvolvam competências pedagógicas para obter experiência prática no ensino superior de forma relevante e inovadora para a formação de professores.
b) Pesquisa e Extensão
“Seminário Avançado de Pesquisa 1 e 2” constituem disciplinas obrigatórias do currículo do doutorado e preparam os doutorandos(as), sob supervisão do orientador, a auxiliarem os discentes de graduação em projetos de pesquisa na Iniciação Científica, Extensão, Conclusão de Curso e Grupo ou Laboratório de Pesquisa.
Os grupos de pesquisa do PPGP incluem participantes com diferentes níveis de formação e proporciona um ambiente de aprendizado integral. O Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI-UFPA) financia propostas de cooperação entre pesquisadores e Grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFPA e instituições estrangeiras. Em 2023, a Profa. Maria Lúcia Chaves Lima coordenou o projeto de extensão “Edital CAPES” que continua em vigência e amplia as possibilidades de inserção social do Programa. Pesquisas e atividades de extensão são desenvolvidas na Clínica de Psicologia da UFPA e nos Hospitais Universitários “João de Barros Barreto” e “Bettina Ferro de Souza” que apoiam vários projetos.
c) Produção Científica
Os discentes de pós-graduação são incentivados a apresentar seus trabalhos em congressos e publicar artigos científicos. A disciplina optativa “PGPSI0021: Tópicos Especiais - Elaboração de Artigo Científico” auxilia no desenvolvimento de habilidades de escrita e divulgação científica. Por meio do PROAP, da PROPESP/UFPA e do PRO-DISCENTE (Programa de Apoio à Participação de Discentes da Pós-Graduação em Eventos Científicos com fluxo contínuo) o PPGP garante financiamento para a participação de pesquisadores em eventos científicos para a apresentação de trabalhos. O Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ) destina recursos da UFPA para a publicação de artigos de excelência em revistas estrangeiras avaliadas nos estratos A1 e A2, que são produzidos por docentes, técnicos e discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPA. As despesas com tradução, revisão de textos e taxas de publicação são financiadas integralmente.
Coerência e Adequação entre as Áreas de Concentração, Linhas, Atividades e Projetos de Pesquisa
Em 2023, o Programa reconheceu a necessidade de reestruturar suas linhas de pesquisa para atender melhor às demandas científicas. O relatório quadrienal da CAPES (2017-2020) apontou problemas na distribuição de docentes enquanto a avaliação 2021-2024 estava em andamento. Assim, o PPGP optou por mudanças estratégicas, que têm ocorrido de forma gradual, conforme as recomendações dos consultores Prof. Dr. Antônio Virgílio Bastos e Prof. Gerson Tomanari. Foram definidas quatro linhas de pesquisa, sendo que as linhas de pesquisa em Fenomenologia: teoria e clínica, Psicanálise: teoria clínica e cultura e Psicologia, Sociedade e Saúde (modificada para Psicologia e Saúde em 2025) já eram vigentes e a linha de pesquisa em Psicologia Social entrará em vigor a partir de 2025. Esta reestruturação é acompanhada pela aprovação de um novo regimento interno que formalizará as modificações necessárias e garantirá uma distribuição equilibrada entre os professores nas quatro linhas de pesquisa.
Na avaliação atual (2021-2024), o quadro de docentes era composto por 24 professores permanentes, seis colaboradores e três visitantes, distribuídos em três linhas de pesquisa com seus respectivos projetos.
INFORMAÇÕES COMPLETAS DISPONÍVEIS NO RELATÓRIO PPGP SUCUPIRA DE 2025 - DISPONÍVEL AQUI