O Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento – CBPD 2015 realiza a sua Décima edição, nos dias 18, 19, 20 e 21 de novembro deste ano, na cidade de Belém do Pará no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia,.  O evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais da área de Psicologia, bem como de áreas afins às suas temáticas e campos contemporâneos. A realização do evento tem apoio da Universidade Federal do Pará por meio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC).

Desde a sua primeira edição, em 1997,o evento acontece bienalmente e vem crescendo, superando o número de participantes, de trabalhos e ampliando o espaço de trocas, a cada edição. O congresso tem como maior objetivo oferecer espaços para o diálogo entre estudantes, professores, psicólogos e bem como demais interessados nas temáticas que atravessam a Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Este ano, com a escolha do tema “Inovação científica e tecnologia e ocompromisso com o desenvolvimento humano”, se propõe a estabelecer através da troca de experiências, a articulação entre a Inovação Cientifica e Tecnológica e o Compromisso com o Desenvolvimento Humano. Neste sentido, trata-se de um evento imperdível para as organizações que desejam interagir com os profissionais e formadores de opinião deste setor.

Homenagens - Serão homenageadas por suas trajetórias como pesquisadoras em teoria do desenvolvimento humano as convidadas: Ana Maria Almeida de Carvalho(São Paulo), Maria Lucia Siedl-de- Moura(Rio de Janeiro). Estão confirmados os palestrantes convidados: Manuel Jacinto Sarmento(Portugual), Silvia Helena Koller (Rio Grande do Sul), BameNsamenang (Camarões), Débora DalboscoDell’Agilo( Rio Grande do Sul), Maria de Fátima Joaquim Minetto (Paraná), Concepción López Soler (Espanha) e Ilka Dias Bichara (Bahia).  Os temas das palestras serão de acordo com as respectivas áreas de pesquisa dos convidados e serão divulgados em breve no site.

Nesta décima edição, espera-se a participação de aproximadamente 800 pessoas e, para as sessões de comunicação oral de resumos estendidos, e de painéis estão sendo analisados 532 trabalhos, nas seguintes linhas de pesquisas:

Teoria em desenvolvimento humano; Tecnologia para promoção do desenvolvimento humano;  Processos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida;   Ética Moral e Direitos Humanos;  Desenvolvimento sócio cognitivo e Aprendizagem; LT 06 – Educação, ressocialização e práticas sócio-culturais;  Família e relações Inter geracionais; Emoção e afetividade; Desenvolvimento típico, transtornos e inclusão; Violência, vulnerabilidade e políticas de proteção.

As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.cbpd2015.com.br  até 15 de Novembro de 2015. Os valores variam de acordo com a categoria do participante e a data da inscrição.

Texto: Divulgação