NOTÍCIAS - LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Porto Alegre irá integrar Laboratório de Inovação em APS Forte

Boletim APS Redes

Porto Alegre será a primeira cidade a integrar o Laboratório de Inovação em APS Forte. O anúncio foi realizado pelo coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Renato Tasca, durante visita à Capital nessa quarta-feira, 28. A metodologia é utilizada para a observação, sistematização e divulgação de práticas inovadoras e exitosas na Atenção Primária à Saúde, voltadas ao atendimento das necessidades dos cidadãos. O gestor da OPAS afirma que a organização está interessada em valorizar experiências de gestão de serviços e sistemas de saúde, que coloquem a Atenção Primária no centro destas estratégias. "Para nós é fundamental conhecer e entender o que está sendo feito, identificando as práticas, pois podem ser muito úteis para outros gestores do Brasil", salientou. Conforme Tasca, a entidade irá acompanhar esse esforço da secretaria municipal de oferecer mais acesso à saúde para população.

Pesquisadores nacionais e internacionais contribuem para a Agenda 30 anos de SUS, que SUS para 2030?

Boletim APS Redes

A representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS Brasil) reuniu pesquisadores nacionais e internacionais que estão analisando os avanços do SUS nestes 30 anos e que apontarão os desafios e os possíveis caminhos para a sustentabilidade do sistema de saúde em 2030, data em que os países estipularam alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os pesquisadores foram convidados pela OPAS Brasil para elaborarem um documento para ser publicado este ano, como parte das atividades da Agenda 30 anos de SUS, que SUS para 2030?, promovida pela instituição. A reunião ocorreu no fim de janeiro, em Brasília, e foi organizada pela Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS.

O papel da sociedade para garantir a sustentabilidade do SUS

Boletim APS Redes

Para o pesquisador do Imperial College of London, Thomas Hone, a sociedade tem um papel relevante na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante de um grave cenário de crise econômica, com a vigência da Emenda Constitucional n. 95, a partir de 2018, que congela os investimentos na Saúde por 20 anos, Thomas Hone acredita que "se deva manter o compromisso político com o SUS, não só em nível federal, mas também em nível municipal e estadual, e que para isto é fundamental o papel da sociedade, para pressionar, para assegurar que os ganhos que foram alcançados com o SUS, por meio de importantes políticas, como o Programa Estratégia Saúde da Família e o Programa Mais Médicos, não sejam perdidos, e que continuem sendo fortalecidos".

Ministério da Saúde e OPAS divulgam resultado final da primeira etapa de seleção do Laboratório de Inovação

Boletim APS Redes

A comissão do Laboratório de Inovações em Educação na Saúde, com foco em Educação Permanente em Saúde, confirma o resultado preliminar divulgado no dia 19 de janeiro, que selecionou 45 experiências que participarão da segunda fase da iniciativa. Os 21 recursos enviados pelas experiências inscritas, de um total de 251, foram analisados e não alteraram a divulgação anterior. Desta forma, as 45 experiências foram habilitadas para a segunda fase de seleção, que ocorrerá em março, em Brasília, com a realização de um seminário.

Seminário reúne 45 experiências de Educação Permanente em Saúde em Brasília

Boletim APS Redes

Entre os dias 6 e 8 de março, ocorrerá, em Brasília, o seminário de apresentação das 45 experiências selecionadas para segunda etapa para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, numa iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A escolha dessas experiências partiu de um chamado público, cujo edital (link) foi lançado em setembro passado e recebeu 251 inscrições.

Programa Mais Médicos contribui para avanço da Atenção Primária no país

Boletim APS Redes

A pesquisa "A qualidade da Atenção Primária no Programa Mais Médicos: a experiência dos médicos e usuários", publicada pela OPAS Brasil, mostra que a presença do Programa Mais Médicos contribui decisivamente para o avanço da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Atenção Primária a Saúde (APS) do país, por meio da garantia do profissional médico em lugares de maior vulnerabilidade ou com dificuldade de alocação desses profissionais. A pesquisa reúne os resultados de dois estudos transversais, de abrangência nacional, que utilizaram o instrumento do PCATool para avaliar os serviços de APS a partir da experiência de mais de 8 mil médicos cubanos do PMM e mais de 6 mil usuários dos serviços de APS com médicos do PMM e médicos da ESF. O objetivo foi medir os atributos essenciais (acesso, longitudinalidade, integralidade ou abrangência e coordenação do cuidado pela APS) e derivados (orientação familiar e orientação comunitária), que indicam se os serviços de APS possuem qualidade adequada para suprir as necessidades em saúde da população.

Programa Mais Médico melhora acesso da população à atenção primária

Boletim APS Redes

Profissionais do Programa Mais Médicos (PMM), em dedicação exclusiva à Estratégia Saúde da Família, melhoram o acesso a consultas de pessoas antes assistidas irregularmente, contribuindo, assim, para reduzir as desigualdades na atenção à saúde. O resultado faz parte da pesquisa que analisa o impacto do PMM na realização de consultas em cerca de 30 mil equipes ESF, entre 2012 e 2017. Em 36,2% do total de equipes estudadas havia profissionais do PMM, que garantiram o acesso a consultas a mais de 36 milhões de pessoas. O trabalho foi desenvolvido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por pesquisadores da Universidade de Pelotas, para subsidiar o monitoramento do Programa.